Scroll To Top


Informações CIVP-ALABE

 

[ documento divulgação/informação CIVP-ALABE: ]


A ALABE disponibiliza o CIVP-ALABE (Circuito Interlaboratorial de Vinhos Portugueses), um Ensaio Interlaboratorial que permite dotar os laboratórios do setor vitivinícola de um instrumento fundamental para a autoavaliação do seu desempenho.

O CIVP-ALABE deve estar integrado na rotina dos laboratórios participantes, de modo a constituir uma ferramenta para o controlo da qualidade dos resultados produzidos.

É objetivo do CIVP-ALABE permitir conhecer a exatidão dos resultados de análise referentes a Vinhos (V), Vinhos Licorosos (VL) e Destilados Vínicos (DV). O CIVP-ALABE, que se executa desde 2001, abrange os parâmetros mais correntes de análise, seja por métodos de análise clássica, seja por métodos instrumentais, tais como, por exemplo, a Espetrofotometria FTIR.

 

O IPAC – Instituto Português de Acreditação recomenda a pesquisa de fornecedores adequados de ensaios de aptidão (DRC005 de 2019-11-06, ponto 4.2.2.1 Plano de participação em ensaios de aptidão).
A ALABE organiza os Ensaios Interlaboratoriais de forma independente e tem historial e aceitação na área técnica.

Filtro:

Nome

Sabia que?

A Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade Porto, em Portugal. Localizada na freguesia de São Nicolau, junto ao Rio Douro, faz parte do Centro Histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO.

Legenda: Cais da Ribeira em Porto.

Créditos: Ana Oliveira