[ documento informativo PROVA-ALABE: ]
ENSAIO PARA QUALIFICAÇÃO DE PROVADORES NA CARACTERIZAÇÃO DE ALTERAÇÕES OLFATIVAS, TÁCTEIS E DE SABOR
A ALABE disponibiliza o ensaio designado PROVA-ALABE que visa a caracterização de alterações olfativas, tácteis e de sabor subjacentes à avaliação sensorial de vinhos.
É objetivo do PROVA-ALABE permitir aos provadores conhecerem em que medida a perceção que fazem de um vinho se encontra harmonizada, ou não, com a efetuada pelos demais participantes no ensaio. Concomitantemente, contribuirá para a qualificação de provadores e respetivo painel no que concerne à deteção e reconhecimento de defeitos mais relevantes usualmente presentes em vinhos.
O ensaio PROVA-ALABE permite aos provadores identificar e determinar se um vinho apresenta as características organoléticas adequadas para ser considerado como não defeituoso. De seguida, o procedimento descreve a execução de uma análise sensorial que permite identificar a presença de defeitos em vinhos.
O IPAC – Instituto Português de Acreditação recomenda a pesquisa de fornecedores adequados de ensaios de aptidão (DRC005 de 2019-11-06, ponto 4.2.2.1 Plano de participação em ensaios de aptidão).
A ALABE organiza os Ensaios Interlaboratoriais de forma independente e tem historial e aceitação na área técnica.
"Os ensaios interlaboratoriais que a ALABE organiza e disponibiliza ininterruptamente desde 2002, tanto na área das análises físico-químicas e instrumentais em laboratório, como no âmbito da análise sensorial, continuaram a figurar como o principal motivo para a procura dos serviços da ALABE. Na esfera de participantes contam-se muitos laboratórios de empresas e câmaras de provadores que participam com regularidade nestes ensaios interlaboratoriais, daí retirando assinalável proveito."