Scroll To Top


Informações PROVA-ALABE 2.0

 

[ documento informativo PROVA-ALABE: ]


ENSAIO PARA QUALIFICAÇÃO DE PROVADORES NA CARACTERIZAÇÃO DE ALTERAÇÕES OLFATIVAS, TÁCTEIS E DE SABOR

A ALABE disponibiliza o ensaio designado PROVA-ALABE 2.0 que visa a caracterização de alterações olfativas, tácteis e de sabor subjacentes à avaliação sensorial de vinhos.

É objetivo do PROVA-ALABE 2.0 permitir aos provadores conhecerem em que medida a perceção que fazem de um vinho se encontra harmonizada, ou não, com a efetuada pelos demais participantes no ensaio. Concomitantemente, contribuirá para a qualificação de provadores e respetivo painel no que concerne à deteção e reconhecimento de defeitos mais relevantes usualmente presentes em vinhos.

O ensaio PROVA-ALABE 2.0 permite aos provadores identificar e determinar se um vinho apresenta as características organoléticas adequadas para ser considerado como não defeituoso. De seguida, o procedimento descreve a execução de uma análise sensorial que permite identificar a presença de defeitos em vinhos.

 

O IPAC – Instituto Português de Acreditação recomenda a pesquisa de fornecedores adequados de ensaios de aptidão (DRC005 de 2019-11-06, ponto 4.2.2.1 Plano de participação em ensaios de aptidão).
A ALABE organiza os Ensaios Interlaboratoriais de forma independente e tem historial e aceitação na área técnica.

Sabia que?

As margens do rio Douro estão ligadas pelas 6 pontes do Porto e de Gaia. Cada uma com estilos e histórias diferentes.

Legenda: Pontes do Porto.

Créditos: Ana Oliveira