Scroll To Top


Informações SENSORIAL-ALABE

 

[ documento informativo SENSORIAL-ALABE: ]

 

O SENSORIAL-ALABE - Ensaio de Aptidão e Treino de provadores destina-se a avaliar, de um modo quantitativo, a resposta dada por provadores a estímulos sensoriais de intensidade progressivamente crescente. A caraterização qualitativa (identificação) das sensações percebidas é uma abordagem autónoma coberta pelo Ensaio de Aptidão e Treino de provadores AROMA-ALABE.

O SENSORIAL-ALABE constitui um instrumento de manutenção, aperfeiçoamento ou treino das potencialidades sensoriais dos provadores, permitindo uma monitorização de desempenhos (individuais e/ou coletivos) dentro de rigoroso esquema de sigilo, com tratamento de resultados de forma anónima: apenas o coordenador do grupo e/ou o provador será conhecedor das suas próprias performances. A execução destes ensaios de avaliação permitirá às câmaras de provadores, ou aos provadores individualmente, conhecerem o seu desempenho e a sua evolução ao longo do tempo.

O esquema que aqui se propõe será em tudo semelhante aos ensaios interlaboratoriais que se executam normalmente nos laboratórios.

Os resultados são enviados à ALABE, que os tratará estatisticamente, dentro de um rigoroso esquema de anonimato. A ALABE procederá ao tratamento dos dados e publicará um relatório de conjunto, em que apenas cada um se poderá identificar pelo código que definiu para si próprio. Apenas podem participar neste ensaio participantes / grupos de provadores devidamente inscritos junto da ALABE, no ensaio SENSORIAL-ALABE. Os provadores, individualmente ou grupos de provadores, deverão executar os ensaios de acordo com o presente procedimento.

 

O IPAC – Instituto Português de Acreditação recomenda a pesquisa de fornecedores adequados de ensaios de aptidão (DRC005 de 2019-11-06, ponto 4.2.2.1 Plano de participação em ensaios de aptidão).
A ALABE organiza os Ensaios Interlaboratoriais de forma independente e tem historial e aceitação na área técnica.

Sabia que?

"Os ensaios interlaboratoriais que a ALABE organiza e disponibiliza ininterruptamente desde 2002, tanto na área das análises físico-químicas e instrumentais em laboratório, como no âmbito da análise sensorial, continuaram a figurar como o principal motivo para a procura dos serviços da ALABE. Na esfera de participantes contam-se muitos laboratórios de empresas e câmaras de provadores que participam com regularidade nestes ensaios interlaboratoriais, daí retirando assinalável proveito."